domingo, 23 de março de 2008

PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA

Pré História Brasileira
A Pré-História do Brasil se refere ao período anterior à chegada dos europeus no continente americano. A Pré-História geralmente se divide em: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
No Brasil, podem-se encontrar fósseis de animais (como em São Pedro do Sul, Rio Grande do Sul), fósseis de humanos (Luzia), artefatos, cavernas e pinturas rupestres.Teorias Migratórias
São três hipóteses mais aceitas para a colonização das Américas entre elas:
Corrente asiática (Teoria Clóvis): proveniente da Mongólia, na Ásia, em levas sucessivas, através da Ponte Terrestre de Bering.
Corrente Malásio-Polinésia pelo Sudeste Asiático até a América Central.
Corrente Australiana pelo pacífico sul.
O Homem pode ter se espalhado pelas Américas a uma velocidade de cerca de 1 km/ano. Para chegar do Alasca a Santarém (Pará), no Brasil, uma viagem de cerca de 20.000 km, os homens teriam levado pelo menos 20.000 anos no trajeto.
Os achados mais recentes no Brasil, permitem afirmar que a entrada do Homo sapiens no continente americano pode ter-se iniciado entre 150.000 e 100.000 anos atrás. Um continente tão vasto deve ter sido ocupado a partir de diversos pontos de penetração, que incluem também a via marítima, uma vez que o nível do mar variou durante as diferentes épocas e, em certos momentos, chegou até a 150 metros abaixo do nível atual, o que significa que um maior número de ilhas existia, a plataforma continental era mais ampla, tornando essas viagens mais fáceis para os meios tecnológicos dessa altura do que se poderia supor.

Teoria Clóvis
A hipótese mais aceita para a colonização das Américas ainda é a chamada Teoria Clóvis. A hipótese estabelece que a migração principal foi a de elementos provenientes da Mongólia, na Ásia, em levas sucessivas, através da Ponte Terrestre de Bering. Admite-se também que uma imigração menor, equivalente a 1 - 2%, teria vindo da Melanésia ou Sudeste Asiático.
Descobertas recentes em outros sítios arqueológicos colocam hoje em dúvida essa teoria. A aparente contradição entre a data de migração pela Beríngia e a idade do humano mais velho na América do Sul (Luzia), nos remete às hipóteses de uma extensão do povoamento a partir das ilhas do Pacífico ou talvez vindos da África. Há ainda a possibilidade de erros técnicos de datação do material encontrado no Brasil, especialmente no Piauí.
Alguns desses sítios estão no Brasil:
Lagoa Santa, em Minas Gerais
Pedra Furada (Brasil), em Santa Catarina
Pedra Furada, em São Raimundo Nonato, no Piauí
Peruçu, em Minas Gerais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9-Hist%C3%B3ria_do_Brasil

Nenhum comentário: