domingo, 23 de março de 2008

PRÉ-HISTÓRIA JAPONESA

Segunda-feira, 17 de Março de 2008

Pré História Japonesa
Pesquisas arqueológicas indicam que o Japão já era ocupado por seres humanos primitivos há cerca de 500.000 anos, durante o período paleolítico. Durante as eras glaciais, o Japão esteve conectado ao continente asiático, o que facilitou a migração para o arquipélago japonês.Com o fim da última era glacial, surgiu a cultura Jomon por volta de 11000 a.C., caracterizada por um estilo de vida semi-sedentário, com a subsistencia baseada em coleta e caça. Durante este periodo foram fabricadas as mais antigas cerâmicas do mundo. Acredita-se que esses povos Jomon são os ancestrais dos japoneses e dos ainus. A partir de 300 a.C começa o período Yayoi, que é marcado pelas tecnologias de cultivo de arroz e irrigação, trazido por migrantes da Coreia, China e outras partes da Ásia.Paleolítico Japônes
O paleolítico japonês (japonês: 日本の旧石器時代, Nihon no kyū-sekki-jidai), também chamado de período pré-Jomon, é um período da história do Japão, que se estende de 35.000 a.C. até aproximadamente 12.000 a.C.. O período seguinte da história japonesa é o período Jomon, também chamado de mesolítico japonês.
Acreditava-se, antes da descoberta desse período, que as primeiras ocupações humanas no Japão haviam ocorrido no período Jomon. Porém, após a descoberta do primeiro sítio arqueológico desse período, logo após a segunda guerra mundial, mais de 5.000 sítios arqueológicos foram descobertos, alguns nos próprios sítios do período Jomon.
O arqueólogo japonês Fujimura Shinichi havia afirmado ter descoberto provas de que humanos habitavam a ilha desde 700.000 a.C., mas descobriu-se que essas eram provas falsas implantadas por Fujimura. Em torno de 90% do trabalho associado a esse período havia sido realizado por Fujimura, e isso colocou em dúvida a real existência desse período. Os 186 sítios, 33 escavados, e todas as outras descobertas de Fujimura perderam seu valor científico e histórico. Desde a descoberta da fraude, apenas alguns sítios conseguem datar a atividade humana no Japão para 50.000 a.C. a 40.000 a.C.. Portanto, a data mais aceita para a primeira presença humana no arquipélago é de 35.000 a.C..

Sociedade
Acredita-se que a ocupação do território japonês por sociedades humanas começou nesse período. A sociedade paleolítica do Japão, como as posteriores populações do período Jomon, possui características similares aos outros povos aborígenes do continente asiático, mais especificamente com o grupo sinodonte. As populações aborígenes dos ainu aparentam ser descendentes dos povos dessa época.

Tecnologia
As primeiras ferramentas japonesas de pedra lascada datam de 35.000 a.C.. As primeiras ferramentas japonesas de pedra polida datam de 30.000 a.C., as mais antigas do mundo. A tecnologia da pedra polida é normalmente associada ao neolítico, em torno de 10.000 a.C. no resto do mundo. Não se sabe por que essas ferramentas surgiram tão cedo no Japão.
Período Jomon
O período Jomon (japonês: 縄文時代, Jōmon-jidai) é o nome da primeira fase da civilização japonesa. Os ancestrais dos Jomon ocuparam o arquipélago japonês desde o final da quarta glaciação, antes de 8000 a.C.. Por volta do final dessa era, os Jomon deixaram vestígios de sua ocupação através de peças de cerâmica, as mais antigas peças feitas pelo homem conhecidas até hoje. Através da cerâmica, também, assume-se que tenham seguido uma religião politeísta, baseada no culto de elementos da natureza e de seus ancestrais. Não há registros escritos ou vestígios claros de sua língua, e não se sabe até que ponto os Jomon formaram uma civilização coesa cultural, social e politicamente, ou se consistia de agrupamentos humanos descentralizados.
O período Jomon encerra-se por volta de 200 a.C., quando uma nova cultura, conhecida como Yayoi, possivelmente migrou da Península Coreana, trazendo consigo novas influências culturais que caracterizaram este período. Acredita-se que os descendentes mais próximos dos Jomon sejam os ainos, um povo etnicamente distinto dos demais japoneses, e pouco numeroso, ainda presente nas ilhas de Hokaido, Sacalina e algumas ilhas menores do arquipélago.

http://www.historiadomundo.com.br/japonesa/

Nenhum comentário: